Prevalência de Tritrichomonas foetus, Campylobacter fetus subsp. venerealis e de Campylobacter fetus subsp. fetus em touros abatidos no Estado de Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Michele Placedino Andrade Botelho Universidade Federal de Lavras
  • Christian Hirsch Universidade Federal de Lavras
  • Andrey Pereira Lage Universidade Federal de Minas Gerais
  • Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha Universidade Federal de Lavras
  • Elaine Maria Seles Dorneles Universidade Federal de Lavras
  • Patrícia Gomes Cardoso Universidade Federal de Lavras
  • Geraldo Marcio da Costa Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p2039

Palavras-chave:

Campilobacteriose, Diagnóstico, Doenças de bovinos, Doenças reprodutivas, Tricomonose, PCR.

Resumo

A Campilobacteriose Genital Bovina (CGB) e a Tricomonose Genital Bovina (TGB) são doenças de transmissão predominantemente venérea, de ampla disseminação mundial, acometendo principalmente rebanhos submetidos à monta natural. Touros constituem bons indicadores epidemiológicos para a pesquisa destes agentes nos rebanhos. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência da CGB e da TGB em touros encaminhados a abatedouros da região sul de Minas Gerais, Brasil. Amostras de esmegma prepucial de 200 touros (machos não castrados em idade compatível com a monta) de diversas genealogias foram coletadas em quatro abatedouros da região, no ano de 2013. A reação em cadeia da polimerase (PCR) foi utilizada para detecção dos patógenos Tritrichomonas foetus, Campylobacter fetus subsp. fetus e Campylobacter fetus subsp. venerealis. O isolamento também foi utilizado para o diagnóstico da TGB. Todas as amostras analisadas apresentaram resultado negativo na cultura para isolamento de T. foetus. Por meio dos testes moleculares, verificaram-se prevalências de 8% (16/200) de animais positivos para T. foetus; 17,5% (35/200) para C. fetus subsp. fetus e de 13,5% (27/200) para C. fetus subsp. venerealis. Os dados do presente estudo apontaram a presença de T. foetus, C. fetus subsp. venerealis e C. fetus subsp. fetus em touros abatidos na região sul de Minas Gerais, evidenciando a ocorrência da TGB e da CGB nesta região e a necessidade de inclusão destas enfermidades no diagnóstico diferencial das doenças da reprodução em rebanhos bovinos submetidos à monta natural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michele Placedino Andrade Botelho, Universidade Federal de Lavras

Discente, Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Christian Hirsch, Universidade Federal de Lavras

Prof., Departamento de Medicina Veterinária, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Andrey Pereira Lage, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof., Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais, EV/UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, Universidade Federal de Lavras

Profa, Departamento de Medicina Veterinária, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Elaine Maria Seles Dorneles, Universidade Federal de Lavras

Profa, Departamento de Medicina Veterinária, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Patrícia Gomes Cardoso, Universidade Federal de Lavras

Profª, Departamento de Biologia, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Geraldo Marcio da Costa, Universidade Federal de Lavras

Prof., Departamento de Medicina Veterinária, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Como Citar

Botelho, M. P. A., Hirsch, C., Lage, A. P., Rocha, C. M. B. M. da, Dorneles, E. M. S., Cardoso, P. G., & Costa, G. M. da. (2018). Prevalência de Tritrichomonas foetus, Campylobacter fetus subsp. venerealis e de Campylobacter fetus subsp. fetus em touros abatidos no Estado de Minas Gerais, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 39(5), 2039–2048. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p2039

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>