Extrato etanolico de folhas de Nandina domestica Thunb.: efeitos sobre Pomacea canaliculata e crescimento de mudas Orzya sativa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p1887Palavras-chave:
Extratos de plantas, Efeito moluscicida, Parâmetros vegetativos.Resumo
As espécies exóticas podem afetar negativamente não apenas a saúde humana, a agricultura e a pesca, mas também o ecossistema nativo. Pomacea canaliculata é uma das espécies exóticas prejudiciais (UICN). Os resíduos florestais são um tipo de fonte renovável, barata e segura de energia primária. Nandina domestica Thunb. é uma planta comumente cultivada em paisagens urbanas na China. Depois de ser podada, uma grande quantidade de folhas de N. domestica são geralmente abandonadas. Neste trabalho, extratos, Soxhlet de etanol (SE), folhas mergulhadas em etanol (EE) e imersas em água (WE) foram obtidas a partir de folhas de N. domestica Thunb. cv. Firepower. Os efeitos moluscicidas dos três extratos das folhas foram avaliados contra P. canaliculata preta em cultivo de arroz em potes de areia e cultivo em potes com solo compactação, SE foi utilizado na concentração de 4000 mg L-1 e não afetou o crescimento normal das mudas. A altura da planta, (o peso fresco das mudas) SFW, (peso seco das mudas) SDW e o teor de clorofila do tratamento SE (4000 mg L-1) não foram significativamente diferentes dos observados no tratamento controle DS (água destilada + mudas). Além disso, no cultivo de arroz em pote na condição de compactação, o tratamento SE na concentração de 4000 mg L-1 inibiu a alimentação de P. canaliculata em mudas de arroz, e não foi estatisticamente diferente do controle positivo {NSP, niclosamida (de acordo com a dosagem de campo, 0.086g m2) + mudas + P. canaliculata)}. Os resultados deste estudo indicaram que SE tem efeito moluscicida contra P. canaliculata e não afetou o crescimento normal das mudas de arroz. Assim, sugerimos outros estudos químicos e toxicológicos da SE.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.