Coprodutos do arroz na alimentação de suínos na fase inicial (15 a 30 kg)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1695Palavras-chave:
Coproduto, Digestibilidade, Desempenho zootécnico, Suínos.Resumo
Este estudo foi realizado para avaliar a inclusão de dois coprodutos do arroz na alimentação de suínos durante a fase inicial sobre o valor nutricional e a digestibilidade dos coprodutos, parâmetros plasmáticos, desempenho zootécnico e a viabilidade econômica. No experimento I, realizou-se um ensaio de digestibilidade, utilizando 30 suínos machos castrados (14.4 ± 2.4 kg de peso corporal), distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado. Os coprodutos estudados foram a quirera de arroz (QA) e o arroz canjica 3/4 (AC) em substituição à ração referência (300 g/kg). Os valores estimados de energia digestível (ED) e energia metabolizável (EM) foram de 3.476 e 3.360 kcal/kg para QA e 3.487 e 3.362 kcal/kg para AC, respectivamente. No experimento II, foram utilizados 108 suínos (15.5 ± 1.0 a 30.1 ± 1.3 kg de peso corporal), distribuídos em um delineamento em blocos casualizados, em esquema de análise fatorial (2 x 4), com dois tipos de arroz e quatro níveis de inclusão (160, 320, 480 e 640 g/kg), com seis repetições e dois suínos por unidade experimental. Adicionalmente, foi utilizada uma ração controle, sem inclusão dos coprodutos. O ganho diário de peso aumentou e a conversão alimentar reduziu quando aumentou AC nas rações. Foi obtido efeito dos tipos de arroz sobre a concentração de glicose plasmática, em que os suínos alimentados com QA apresentaram os maiores valores. O custo de ração (CR) por quilograma de ganho de peso corporal aumentou em função dos níveis de QA. Observou-se que os níveis de 480 e 640 g/kg de inclusão de QA diferiram da ração controle, apresentando os maiores custos. O AC e o QA podem ser utilizados, em dietas para suínos na fase inicial, em até o nível de 640 g/kg sem prejudicar o desempenho.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.