Ultrassom no tratamento pós-colheita de uvas: impacto sobre a extratibilidade e composição fenólica do suco e vinho

Autores

  • Carine Glaucia Comarella Universidade Federal de Santa Maria
  • Claudia Kaehler Sautter Universidade Federal de Santa Maria
  • Mariana Ferneda Dossin Universidade Federal de Santa Maria
  • Neidi Garcia Penna Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p143

Palavras-chave:

Antocianinas, Cavitação acústica, Extração, Sonicação.

Resumo

O ultrassom tem despertado interesse na indústria de alimentos uma vez que suas propriedades, as quais envolvem reações químicas e físicas, possibilitam uma larga escala de aplicações comerciais. Uma das mais exploradas é a otimização da extração de substâncias bioativas, e entre as mais recentes esta sua utilização na pós-colheita de frutas e vegetais, onde o US vem sendo testado como possível agente elicitor capaz de promover a síntese de compostos fenólicos. Estas substâncias são importantes na definição das características químicas e sensoriais de sucos, vinhos e outros produtos da uva, de forma que a concentração e a capacidade de extração destes compostos na uva influenciam diretamente a qualidade de seus produtos. Dessa forma, este estudo teve o objetivo de avaliar a aplicação do ultrassom em uvas americanas e viníferas de diferentes safras em relação aos efeitos sobre a extratibilidade no fruto e concentração de compostos fenólicos no suco e vinho elaborados. Os resultados revelam que em determinadas condições, o ultrassom pode levar a um aumento significativo da concentração de antocianinas em uvas Isabel e em seu respectivo suco. Já em uvas ‘Cabernet Sauvignon’, a maioria dos tratamentos não apresentou resultados positivos nos parâmetros testados, tendendo a promover a degradação de antocianinas em níveis significativos. No entanto, os efeitos observados variam em função das condições de safra e das características inerentes a cada cultivar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carine Glaucia Comarella, Universidade Federal de Santa Maria

Farmacêutica, Drª em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Claudia Kaehler Sautter, Universidade Federal de Santa Maria

Profa Dra, Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Mariana Ferneda Dossin, Universidade Federal de Santa Maria

Discente de Doutorado em Ciências Agrárias, Departamento de Solos, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Neidi Garcia Penna, Universidade Federal de Santa Maria

Profa Dra, Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Comarella, C. G., Sautter, C. K., Dossin, M. F., & Penna, N. G. (2018). Ultrassom no tratamento pós-colheita de uvas: impacto sobre a extratibilidade e composição fenólica do suco e vinho. Semina: Ciências Agrárias, 39(1), 143–156. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p143

Edição

Seção

Artigos de revisões