Influência do fator de crescimento semelhante à insulina I (IGF-I) adicionado ao meio fluido sintético de tuba uterina (SOF) sobre a maturação in vitro de oócitos caninos (Canis familiaris)

Autores

  • Marco Antonio Machado Universidade Estadual Paulista
  • Gilson Hélio Toniollo Universidade Estadual Paulista
  • Kellen Oliveira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p455

Palavras-chave:

Maturação in vitro, Oócito, Cadela, IGF-I, SOF, Maturação nuclear.

Resumo

O conhecimento da regulação do crescimento folicular e da maturação oocitária é de grande importância no desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas biotecnologias como a fecundação in vitro e a transferência nuclear. Considerando-se a necessidade de elucidação dos mecanismos básicos envolvidos na maturação oocitária na espécie canina, a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar o efeito do fator de crescimento semelhante à insulina-I (IGF-I), adicionado ao meio fluido sintético de tuba uterina (SOF), sobre a maturação de oócitos caninos. Foram utilizadas 37 cadelas submetidas à ovariohisterectomia, eletivas e terapêuticas, como doadoras dos complexos cumulus oócitos grau 1 (n=875) que foram alocados em três grupos: M0 (coloração no momento da colheita), Controle (72 h no meio SOF) e Experimental (72h no meio SOF + 100 ng de IGF-I). Após 72 horas de maturação dos oócitos o estádio de maturação nuclear foi avaliado, por meio de coloração com Hoechst 33342. Os maiores índices de recuperação das estruturas foram obtidos daquelas doadoras com raças definidas, fêmeas jovens, nulíparas e em estro. Não houve diferenças estatísticas entre os dados analisados quanto à maturação nuclear entre os grupos controle (SOF) e experimental (IGF-I).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Área de Concentração em Reprodução Animal, da FCAVUNESP, Campus de Jaboticabal- SP.

Gilson Hélio Toniollo, Universidade Estadual Paulista

Professor Doutor, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, FCAV-UNESP, Campus de Jaboticabal- SP.

Kellen Oliveira, Universidade Estadual Paulista

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Área de Concentração em Reprodução Animal, da FCAVUNESP, Campus de Jaboticabal- SP.

Downloads

Publicado

2007-08-30

Como Citar

Machado, M. A., Toniollo, G. H., & Oliveira, K. (2007). Influência do fator de crescimento semelhante à insulina I (IGF-I) adicionado ao meio fluido sintético de tuba uterina (SOF) sobre a maturação in vitro de oócitos caninos (Canis familiaris). Semina: Ciências Agrárias, 28(3), 455–464. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p455

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.