Uso de imunomoduladores nas enfermidades infecciosas dos animais domésticos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p437Palavras-chave:
Imunomoduladores, Enfermidades infecciosas, Animais domésticos.Resumo
Imunomoduladores são substâncias que atuam no sistema imunológico conferindo aumento da resposta orgânica contra determinados microorganismos, incluindo vírus, bactérias e protozoários, mediante à produção de interferon e seus indutores. Existem muitas situações na medicina veterinária em que se torna desejável potencializar a resposta imune, principalmente quando se pretende aumentar a resistência às infecções e no tratamento de enfermidades imunossupressoras ou de doenças infecciosas multifatorias, ou seja, nas quais vários agentes estão envolvidos e devido a isso, dificilmente obtêm-se sucesso no emprego de tratamentos convencionais. Na medicina veterinária alguns imunomoduladores utilizados são interferons , interleucinas, Bacilo de Calmett-Guérin (BCG) e seus derivados, Propionibacterium acnes (Corynebacterium parvum), vacina bacteriana mista, PIND-ORF, Phosprenyl, Quillaja saponis, Bordetella pertussis, avridina e levamizol. O presente trabalho avalia a aplicação dos diferentes imunomoduladores na profilaxia e na terapêutica das doenças infecciosas dos animais domésticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.