Efeito alelopático de capim limão e sabugueiro sobre a germinação de guanxuma
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p381Palavras-chave:
Sida rhombifolia, Cymbopogon citratus, Sambucus australis, Alelopatia.Resumo
A espécie invasora guanxuma (Sida rhombifolia L.) é comum em áreas de plantio direto e destaca-se na competição com a cultura agrícola por apresentar um sistema radicular bastante eficiente; para tanto, seu controle depende comumente de aplicações químicas em larga escala. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito alelopático do extrato aquoso quente das espécies medicinais capim limão (Cymbopogon citratus Stapf.) e sabugueiro (Sambucus australis Cham & Schltdl.) sobre a germinação da espécie invasora guanxuma. O experimento foi realizado em duas etapas complementares: primeiramente visou-se à quebra de dormência da espécie invasora e depois, verificou-se o efeito de capim limão e sabugueiro sobre a germinação de guanxuma. O acondicionamento das sementes foi realizado em placas de Petri previamente autoclavadas por 20 minutos a 121°C, dispostas em Câmara de Germinação com fotoperíodo de 12 horas a 25°C. Diante das condições em que foi realizado o experimento, identificou-se possível efeito alelopático na germinação de sementes de guanxuma quando expostas ao extrato aquoso quente das duas espécies medicinais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.