Sustentabilidade e tipologia de sistemas produtivos leiteiros
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p2081Palavras-chave:
Competitividade, Produção de leite, Meio ambiente.Resumo
Buscou-se analisar a tipologia de sistemas produtivos leiteiros (SPL) a partir de ações de sustentabilidade tomadas pelos produtores rurais nestes sistemas. Foram aplicados 153 formulários semiestruturados contendo variáveis de caracterização geral dos SPL, características socioeconômicas dos produtores de leite, bem como variáveis sobre as ações de sustentabilidade ambiental, social e econômica empregadas nestes sistemas. A técnica de análise fatorial comum (AFC) foi utilizada para gerar fatores de sustentabilidade. Três fatores foram gerados: econômico (F1), social (F2) e ambiental (F3). Em seguida, a partir dos scores fatoriais, foi empregada técnica de formação de clusters hierárquicos. Três clusters foram definidos e comparados frente a F1, F2 e F3. Foram identificadas diferenças para F1 e F2 entre os clusters 1, 2 e 3. O cluster 1 foi definido por SPL com os melhores resultados para as práticas de sustentabilidade econômica, social e ambiental. O cluster 2 foi definido por SPL com valores médios negativos para os três fatores. O cluster 3, foi definido por SPL com bons resultados para F1 e F2, frente aos SPL do cluster 2. Entretanto, o cluster 3 apresentou piores resultados quando comparado com o cluster 1. Foi identificada grande variabilidade nas ações de sustentabilidade empregadas nos SPL paranaenses analisados. A maior parte destes sistemas apresentou baixa adequação para a sustentabilidade. O fator de sustentabilidade mais crítico foi o ambiental, seguido pelo social e econômico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.