Uso de Chlorella sp. no recobrimento de manga ‘tommy atkins’ armazenada sob refrigeração
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p565Palavras-chave:
Frigoconservação. Mangifera indica L., Microalga, Revestimento do fruto.Resumo
O interesse em estudos sobre recobrimentos comestíveis têm crescido constantemente com a finalidade de estender a vida de prateleira dos frutos. Para isso é necessário à escolha de matérias-primas que possuam em sua constituição características que ajudem na manutenção da qualidade. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de recobrimentos de Chlorella sp. sob a conservação pós-colheita de manga ‘Tommy Atkins’. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente ao acaso, em que os tratamentos (T) foram constituídos por 0%, 1%, 2%, 3% e 4% de Chlorella sp. aplicadas nos frutos, sob aspersão. Após a aplicação dos tratamentos, as mangas permaneceram durante 21 dias a 10 ºC e 42%UR e, em seguida, 7 dias a 25 ºC e 42%UR, sendo analisadas aos 28 dias de armazenamento. Verificou-se maior firmeza de polpa na manga com o aumento nas concentrações do recobrimento de Chlorella sp. e maior conteúdo de ácido ascórbico (22,17%) nos frutos tratados com 3% de Chlorella sp. Houve redução nos sólidos solúveis e na relação SS/AT com o aumento nas concentrações do recobrimento. O uso do recobrimento de Chlorella sp. na concentração de 1% e 2%, proporciona amadurecimento sem prejuízo nos atributos de qualidade dos frutos durante o armazenamento a 10 ºC e 7 dias a 25 ºC e 42%UR.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.