Crescimento, produção e qualidade pós-colheita de berinjela produzida sob adubação foliar com Spirulina platensis
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p3893Palavras-chave:
Solanum melongena, Microalga, Biofertilizante, Conservação pós-colheita.Resumo
Objetivou-se avaliar o crescimento, a produção e a qualidade pós-colheita da berinjela em função de manejos (M) de aplicação foliar com Spirufert® (Spirulina platensis). Os manejos foram constituídos por quatro concentrações do produto, aplicadas em quatro fases fenológicas da cultura, sendo o M1 constituído por pulverizações nas concentrações de 10, 15, 25 e 35 g L-1; o M2 correspondeu às concentrações de 15, 20, 30 e 40 g L-1; o M3 por 20, 25, 35 e 45 e g L-1 e o M4 correspondeu à testemunha. Para o ensaio de pós-colheita, os tratamentos corresponderam a um esquema fatorial 4 x 5, correspondente aos quatro tratamentos originados do experimento de campo e cinco períodos de armazenamento. O Spirufert® aplicado em concentrações mais baixas (M1) proporciona maior produção de frutos, sem influenciar os teores foliares de N, P, K e Na da cultura. Concentrações mais elevadas do produto (M3) favorecem o desenvolvimento vegetativo da berinjela em detrimento da produção. O produto não afeta a cor do fruto nem seus sólidos solúveis, porém o manejo M1 proporciona maior estabilidade na firmeza dos frutos durante o seu armazenamento de até seis dias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.