Intoxicação crônica por cobre em ovinos no norte do Paraná, Brasil: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p179Palavras-chave:
Intoxicação, Patologia, Ovino, Cobre, Fígado.Resumo
Intoxicação crônica por cobre (ICC) é uma doença severa de ocorrência mundial. Este artigo descreve as alterações patológicas de ICC que ocorreram em um rebanho de ovinos no norte do Paraná, Brasil. Sete ovinos, cruzados Merino, de um rebanho de quatorze foram afetados. A maioria dos animais demonstrou tremores musculares, manifestações neurológicas, dificuldade respiratória e morreu dentro de 24-48 horas após o início das manifestações clínicas. As alterações macroscópicas foram caracterizadas por icterícia generalizada, hemoglobinúria, rins enegrecidos e o amolecimento do baço. As alterações histológicas incluíram necrose tubular renal, necrose centrolobular do fígado e estatus espongioso do encéfalo; avaliação toxicológica do fígado confirmou a intoxicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.