Desempenho produtivo de ovelhas submetidas a acasalamentos no verão ou no outono no Norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p229Palavras-chave:
Fertilidade, Monta, Ovinos, Parição, Reprodução.Resumo
Este estudo teve por objetivo avaliar o desempenho produtivo de ovelhas acasaladas no verão ou no outono, durante quatro estações de acasalamento. Foram utilizadas 233 ovelhas, das raças Corriedale (n=55), Hampshire Down (n=116), Ile de France (n=40) e Suffolk (n=22), com idades de 2 a 8 dentes. A parição foi maior (P<0,05) nas ovelhas acasaladas no outono (89,1%) que no verão (79,7%). Por outro lado, as taxas de desmame, de partos gemelares e de mortalidade dos cordeiros, e a produção de kg de cordeiros desmamados por kg de ovelha acasalada não diferiram (P>0,05) entre ovelhas acasaladas no verão e outono. Raça e idade da ovelha e ano de avaliação apresentaram influência (P<0,05) sobre os pesos e ganhos de peso das ovelhas e cordeiros, porém não afetaram (P>0,05) a produção de kg de cordeiros por kg de ovelha acasalada. Ovelhas, no norte do Paraná, podem ser acasaladas tanto no verão quanto no outono.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.