Composição nutricional e características fermentativas da silagem de capim Massai adicionada com torta de licuri (Syagrus coronata)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1189Palavras-chave:
Aditivo, Biocombustível, Conservação de forragem, Ensilagem, Nutrição.Resumo
Este estudo avaliou o melhor teor de inclusão da torta de licuri (Syagrus coronata) em silagem de capim massai (Megathyrsus maximus) através da composição química e qualidade de fermentação da silagem. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia. Os tratamentos foram compostos por capim massai cortado aos 40 dias e a adição de torta de licuri nos teores 0, 80, 160 e 240 g kg-1 de MS. Após a mistura, o material foi conservado em silos experimentais, que foram abertos após 76 dias. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições. Os dados foram analisados por análise de variância e regressão. A adição de torta de licuri promoveu incremento linear (P < 0,01) nos teores de matéria seca, proteína bruta, extrato etéreo, nutrientes digestíveis totais, pH, N-NH3, ingestão de matéria seca, matéria seca digestível e índice de forragem da silagem de capim massai. Houve uma redução linear nos teores de cinzas, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, hemicelulose e celulose (P < 0,01). Não houve diferenças no conteúdo de carboidratos não fibrosos (P = 0,356) e lignina (P = 0,432). Recomenda-se a inclusão de 240 g kg-1 de MS de torta de licuri em silagem massai, pois proporciona melhora na composição química, no consumo de matéria seca, na matéria seca digestível e no índice de valor de forragem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.