Tumor neuroectodérmico primitivo periférico na cavidade nasal em uma novilha: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1843Palavras-chave:
Neoplasma, Imuno-histoquímica, PNET.Resumo
Este relato descreve os sinais clínicos, achados patológicos e imuno-histoquímicos associados a um tumor neuroectodérmico primitivo periférico (pPNET) na cavidade nasal de uma novilha. A novilha apresentava dificuldade respiratória e de deglutição, com evolução de trinta dias. Na autópsia, no seio frontal esquerdo e ocupando quase toda a cavidade nasal esquerda foi observada uma grande massa firme e esbranquiçada. Histologicamente, observou-se proliferação neoplásica maligna composta de pequenas células dispostas em ninhos e manto, ocasionalmente em paliçada, intercaladas por estroma conjuntivo moderado. As células neoplásicas exibiram intensa imunomarcação para sinaptofisina, marcação leve e multifocal para enolase neurônio especifica e vimentina, com multifocal e moderada imunorreação para a proteína S-100. Esses achados sugerem que o pPNET deve ser incluído no diagnóstico diferencial de lesões proliferativas e obstrutivas na cavidade nasal de bovinos jovens.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.