A importância do exame radiográfico torácico na abordagem de animais portadores de neoplasias
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p399Palavras-chave:
Metástase, Neoplasia, Pulmão, Cães, Gato.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a importância do exame radiográfico torácico em cães e gatos com neoplasias de diversas origens e localizações, excetuando neoplasias mamárias. Foram estudados 54 animais com suspeita de metástase pulmonar e/ou neoplasia pulmonar primária – 49 cães (91%) e cinco felinos (9%); sendo 28 (52%) fêmeas (3 felinas) e 26 (48%) machos (2 felinos) – atendidos nos Projetos de Extensão em Medicina Torácica e Oncologia do Hospital Veterinário/UEL, durante o ano de 2005. As neoplasias mamárias, não foram inclusas neste trabalho. Dos 54 animais, seis (11%) apresentaram exames radiográficos com evidência de metástase pulmonar, sendo um felino. Quatro animais (8%) tiveram exame radiográfico compatível com neoplasia pulmonar primária. Esses resultados indicam a importância do exame radiográfico torácico na abordagem de animais com neoplasias, para descartar a possibilidade de metástase pulmonar independente da origem neoplásica e, a necessidade de monitoramento radiográfico nos animais sem sinais radiográficos de metástase pulmonar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.