Produção de biomassa das macrófitas aquáticas Eichhornia crassipes (aguapé) e Egeria densa (egeria) em sistema de tratamento de efluente de piscicultura orgânica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p441Palavras-chave:
Aproveitamento de resíduo, Redução de poluição, Tempos de detenção hidráulica.Resumo
O presente trabalho teve por o objetivo avaliar a produção de biomassa das macrófitas aquáticas aguapé (Eichhornia crassipes) e egeria (Egeria densa) em um sistema de tratamento de efluente de piscicultura orgânica, sob 3 condições de tempo de detenção hidráulica. O sistema foi composto por 18 tanques experimentais de 2,00 x 1,00 x 0,65 m de comprimento, largura e profundidade, respectivamente, revestidos com lona de polipropileno. O delineamento foi inteiramente casualizado, com 2 macrófitas, 3 tempos de detenção hidráulica (TDH) e 3 repetições. Os TDH utilizados foram de 4, 8 e 12 horas. O sistema foi operado de 08/07 a 19/08/2006. A produção de biomassa foi avaliada ao final do experimento. O aguapé apresentou os melhores resultados de produção de biomassa (P<0,05), sendo de 8,95 kg.m-2 para o TDH de 4 horas, seguidos do TDH de 12 e 8 horas, mas não diferindo entre os TDH (P>0,05). Para a egeria o tratamento que apresentou a melhor produção de biomassa foi no TDH de 12 horas, sendo de 0,10 kg.m- 2, seguido pelos TDH de 8 e 4 horas, não diferindo entre os TDH (P>0,05). Concluiu-se que o aguapé produziu mais biomassa que a egeria em todos os TDH avaliados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 André Luis Gentelini, Simone Damasceno Gomes, Aldi Feiden, Dilcemara Zenatti, Silvio César Sampaio, Anderson Coldebella

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













