Acúmulo de nutrientes e rendimento de óleo em plantas de girassol influenciados pelo vigor dos aquênios e pela densidade de semeadura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1193Palavras-chave:
Helianthus annuus L., Grãos, Época de colheita, MacronutrientesResumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o acúmulo de nutrientes e o rendimento de óleo dos aquênios em plantas de girassol produzidas sob a influência do vigor dos aquênios e da densidade de semeadura. Para isto, foi instalado um experimento no campo experimental no município de Seropédica/RJ, em outubro de 2006, com três distintos lotes de aquênios de girassol cv Embrapa 122 V2000, classificados como de baixo, de médio e de alto vigor, sob duas densidades de semeadura (45.000 e 75.000 sementes ha-1). Aos 20, 60 e 100 dias após a semeadura (DAS), foram coletadas as plantas para avaliação da massa de matéria seca e do acúmulo de nitrogênio, de fósforo, de potássio e de cálcio, no caule, nas folhas e nos capítulos. Nas plantas coletadas aos 100 DAS, foi feita também a avaliação do rendimento de aquênios (kg ha-1), do teor de óleo e do rendimento de óleo (kg ha-1). Observou-se que aos 60 DAS, no período entre o florescimento e o enchimento, ocorreu maior acúmulo de massa de matéria seca e de N, P, K e Ca no caule, nas folhas e total nas plantas de girassol produzidas sob a densidade de 45.000 sementes ha-1. Não houve efeito do vigor dos aquênios e da densidade de semeadura no rendimento de óleo dos aquênios de girassol e nos índices de colheita de aquênios e nutrientes. Houve translocação preferencial de N e P para os aquênios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.