Osteotomia de nivelamento do plato da tíbia

Autores

  • Angelica Cecilia Tatarunas Universidade de São Paulo
  • Steven A. Martinez Washington State University
  • Julia Maria Matera Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p685

Palavras-chave:

Ligamento cruzado cranial, Osteotomia de nivelamento do platô da tíbia, Joelho.

Resumo

A osteotomia do platô da tíbia (TPLO) é um tratamento relativamente novo e inovador para a ruptura do ligamento cruzado cranial (RLCC) na espécie canina. Ao invés de restaurar a função do ligamento, o procedimento promove estabilidade funcional para a articulação do joelho, por eliminar ou neutralizar a força tibial cranial durante a sustentação de peso. A proposta do presente estudo é revisar a técnica de TPLO, enfatizando o procedimento, técnica cirúrgica, cuidados pós-operatórios e complicações. A técnica da TPLO consiste na realização de uma osteotomia circular do platô da tíbia com rotação de sua porção caudal até a obtenção do ângulo desejado. Após o nivelamento do platô da tíbia, placa e parafusos são utilizados para estabilizar a osteotomia até que ocorra a consolidação óssea. Complicações associadas com o procedimento incluem fratura da tuberosidade da tíbia e tendinose do tendão patelar. O procedimento vem se tornando bastante popular para o tratamento cirúrgico da RLCC em cães de raças grandes, porém os efeitos em longo prazo ainda não estão completamente elucidados e tem sido demonstrado que a técnica de TPLO não coíbe a doença articular degenerativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angelica Cecilia Tatarunas, Universidade de São Paulo

Pós-Doutoranda do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootécnica da Universidade de São Paulo, SP, Brasil.

Steven A. Martinez, Washington State University

Professor Associado do Departamento de Cirurgia Ortopédica de Pequenos Animais da Washington State University, WA, EUA.

Julia Maria Matera, Universidade de São Paulo

Professora Titular do Departamento de Cirurgia da FMVZ/USP, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2008-09-27

Como Citar

Tatarunas, A. C., Martinez, S. A., & Matera, J. M. (2008). Osteotomia de nivelamento do plato da tíbia. Semina: Ciências Agrárias, 29(3), 685–692. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p685

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)