Efeito da ractopamina e do gênero no desempenho e na carcaça de suínos de diferentes genótipos halotano
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p713Palavras-chave:
Beta-adrenérgico, Gene rianodina, Análise econômica.Resumo
Com o objetivo de avaliar o efeito da ractopamina sobre o desempenho e a qualidade da carcaça de suínos dos genótipos halotano homozigoto dominante e heterozigoto, 24 machos castrados e 12 fêmeas, sendo metade de cada genótipo, foram submetidos aos tratamentos. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados em arranjo fatorial 2x2x 2, sendo dois genótipos halotano (homozigoto dominante e heterozigoto), duas rações (controle sem adição de ractopamina e com 10 ppm de ractopamina) e dois gênero (machos castrados e fêmeas). Avaliou-se o desempenho, a carcaça e a viabilidade econômica do uso da ractopamina. Todas as interações binárias avaliadas não foram significativas como também não houve diferença entre genótipos homozigoto dominante e heterozigotos para as características de desempenho e de qualidade da carcaça, exceto para a variável consumo de ração (p < 0,05), onde os suínos heterozigotos consumiram mais ração. Não foram observados efeitos para o fator ractopamina para todas as variáveis avaliadas. Conclui que o desempenho e as características de carcaça suína não foram afetados pelo genótipo halotano e pela adição de ractopamina na ração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Ana Maria Bridi, Audiléia Rocha de Oliveira, Nilva Aparecida da Fonseca, Luiz Lehmann Coutinho, Edgar Hideaki Hoshi, Julian Cristina Borosky, Caio Abércio da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













