Perfil de manejo na identificação de modificações químicas do solo decorrentes do uso agrícola

Autores

  • Gustavo Adolfo de Freitas Fregonezi Universidade Estadual de Campinas Universidade Estadual de Campinas
  • Carlos Roberto Espindola Universidade Estadual de Campinas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p485

Palavras-chave:

Perfil de manejo, Morfologia e estrutura dos solos, Cana-de-açúcar, Trigo, Propriedades físicas e químicas, Plantio direto.

Resumo

O estudo foi realizado no ano de 2002, na região Norte do Estado do Paraná, município de Rolândia, na Fazenda Jaú e teve como objetivo avaliar as modificações químicas de um Latossolo vermelho distroférrico, comparando-se o sistema convencional com cultivo contínuo de cana-de-açúcar utilizado pela Cooperativa Agrícola de Rolândia e o sistema plantio direto com a cultura de trigo em rotação com outras culturas anuais, ambos com 8 anos de cultivos sucessivos, utilizando-se como referência uma área de vegetação nativa localizada ao lado dos sistemas avaliados. Foram abertas seis trincheiras em cada sistema avaliado, para realização do estudo morfológico pelo método do perfil de manejo utilizado na identificação das unidades morfologicamente homogêneas que serviram para nortear a retirada de amostras para as análises químicas. O Sistema plantio direto melhorou as condições químicas do solo nos primeiro 40 cm de profundidade. O sistema convencional com cultivo de cana-de-açúcar esgota o solo em determinadas regiões em relação a outras. O método do perfil de manejo permitiu uma adequada percepção das principais alterações encontradas nos tratamentos estudados e se mostrou muito útil na delimitação de regiões distintas, facilitando a amostragem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Adolfo de Freitas Fregonezi, Universidade Estadual de Campinas Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Caixa postal 6011, CEP 13083-875, Barão Geraldo, Campinas (SP). Bolsista da CAPES.

Carlos Roberto Espindola, Universidade Estadual de Campinas Universidade Estadual de Campinas

Professor Colaborador da Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Downloads

Publicado

2008-09-27

Como Citar

Fregonezi, G. A. de F., & Espindola, C. R. (2008). Perfil de manejo na identificação de modificações químicas do solo decorrentes do uso agrícola. Semina: Ciências Agrárias, 29(3), 485–498. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p485

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.