Sarcoma de aplicação felino
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p921Palavras-chave:
Neoplasia, Sarcoma, Tumor, Felino, Vacinas, Medicamentos.Resumo
O sarcoma de aplicação felino (SAF) é atualmente um grande desafio para o médico veterinário e também para o proprietário do felino acometido. Aplicações injetáveis por via subcutânea ou intramuscular, como vacinas e medicações, aparecem como iniciadoras do processo de neogênese dessa neoplasia, mais precisamente a inflamação persistente, causada pela lesão ao tecido sadio decorrente do fármaco ou antígeno administrado. Geralmente o SAF apresenta comportamento mais agressivo quando comparado ao sarcoma não associado à aplicação. O tratamento mais eficaz ainda não está estabelecido, mas acredita-se que a multimodalidade de terapias, cirurgia, radioterapia e quimioterapia seja a opção mais indicada. O conhecimento da afecção em todos os seus aspectos irá fornecer aos colegas profissionais subsídios em relação a melhor maneira de abordá-la em termos de diagnóstico, tratamento e prevenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.