Ação in vitro do extrato cetônico da Mimosa caesalpinifolia sobre Haemonchus contortus e Trichostrongylus colubriformis
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1963Palavras-chave:
Nematoides gastrintestinais, Caprinos, Polifenois, Tanino condensado.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a atividade anti-helmíntica in vitro do extrato cetônico, rico em Tanino Condensado (TC) de Mimosa caesalpinifolia (sabiá) sobre Haemonchus contortus e Trichostrongylus colubriformis. Foram coletadas folhas e caules, secas a sombra por sete dias e moídas. O pó seco das folhas e caules foi utilizado para obtenção dos extratos cetônicos e realização dos testes in vitro. Os extratos foram diluídos em acetona 5% e PBS em concentrações entre 0,25 e 2,80 mg mL-¹ para realização do teste de inibição da eclodibilidade de ovos. Fezes coletadas de caprino infectado com H. contortus (55%) e T. colubriformis (45%) foram maceradas e os ovos dos helmintos recuperados, e testes in vitro de eclodibilidade dos ovos realizados. Larvas dos nematódeos recuperadas das fezes foram utilizadas para o teste de inibição do desembainhamento larvar com os extratos de folhas, e folhas com caule de M. caesalpinifolia em concentrações de 0,6 a 1,2 mg mL-¹ com três repetições para cada concentração. O controle negativo foi realizado com PBS. Polivinilpolipirrolidona (PVPP) foi adicionado aos extratos para verificar o efeito de compostos fenólicos na atividade anti-helmíntica. No extrato cetônico de folha de M. caesalpinifolia, nas concentrações 1,0 e 2,0 mg mL-¹, foi observado uma taxa de inibição de eclodibilidade dos ovos de 80,7 e 82,3%, respectivamente. O extrato cetônico de folha com caule da M. caesalpinifolia apresentou uma taxa de inibição inferior a 75%, na concentração de 1,0 mg mL-¹. O extrato cetônico das folhas de M. caesalpinifolia inibiu 97,3 e 99,8% o desembainhamento das larvas na concentração de 0,6 e 1,2 mg mL-¹, respectivamente. Para o extrato cetônico da folha com caule, o desembainhamento larvar foi inibido em 94,3% na concentração de 1,2 mg mL-¹. Extratos da folha e folha com caule com PVPP não foram capazes de inibir o desembainhamento das larvas. Podemos afirmar que a perda cuticular está relacionada com a ação de compostos fenólicos presentes nos extratos de M. caesalpinifolia. O extrato cetônico da folha de M. caesalpinifolia inibiu a eclodibilidade dos ovos, entretanto o extrato da folha e caule apresentou eficiência inferior, demonstrando que os compostos ativos estão mais presentes nas folhas. Para a inibição do desembainhamento larvar os extratos cetônicos da M. caesalpinifolia foram eficazes na maior concentração testada. Com esses resultados, pesquisas in vivo devem ser realizadas para comprovação da atividade anti-helmíntica dessa planta em caprinos.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.