Características produtivas de genótipos de bananeira submetidas a diferentes lâminas de irrigação em condições de cerrado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2351Palavras-chave:
Bananicultura, Manejo de irrigação, Musa sp., Produção.Resumo
O manejo da irrigação associado a outras práticas agrícolas pode propiciar aumento de produtividade e melhoria na qualidade dos frutos. Neste estudo foram avaliadas as características produtivas de genótipos de bananeira, sob diferentes lâminas de irrigação. O experimento foi conduzido na área experimental da Escola de Agronomia (EA/UFG), localizada no município de Goiânia-GO. O delineamento experimental adotado foi blocos casualizados, com parcelas subdivididas, em que quatro lâminas de irrigação constituíram as parcelas (30, 65, 100 e 135% da Evapotranspiração potencial - ETpc) e três genótipos (FHIA 18, Grande Naine e Prata) as subparcelas, com espaçamento 2,5 x 1,6 m. Durante o período experimental (primeiro ciclo de produção) a precipitação pluvial total foi de 1719,20 mm. A caracterização do desenvolvimento e do rendimento dos genótipos foi realizada com as seguintes avaliações: massa do cacho (kg); número de pencas; massa do engaço (kg); diâmetro do fruto da segunda penca (mm); comprimento do fruto da segunda penca (cm); massa da segunda penca (kg); número de frutos da segunda penca; número de frutos total e número de frutos defeituosos. A cultivar FHIA 18, diferentemente das demais, mostrou resposta significativa às lâminas de irrigação na produtividade. Nos genótipos Grande Naine e Prata houve influência da irrigação apenas sobre as características externas e visuais do fruto (comprimento e número de frutos defeituosos). No genótipo ‘Prata’, a irrigação com 965 mm proporcionou a produção de frutos com maior diâmetro. O comprimemto dos frutos de banana ‘Prata’ aumentaram linearmente com o aumento da lâmina de irrigação. A irrigação promoveu a redução do número de frutos danificados nos genótipos ‘FHIA 18’ e ‘Grande-Naine’.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.