Doses de paclobutrazol sobre a biomassa microbiana do solo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1349Palavras-chave:
Regulador de crescimento, Microrganismos, Qualidade do soloResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de doses crescentes de paclobutrazol sobre a biomassa microbiana, respiração e quociente respiratório (qCO2) do solo. Os tratamentos consistiram de seis doses de paclobutrazol: 0, 8, 16, 32, 64 e 128 mg i.a. por kg-1 de um Neossolo, correspondendo a 0x, 1x, 2x, 4x, 8x e 16x a dose recomendada para aplicação no campo. As amostras de solo foram incubadas por 60 dias e as avaliações de biomassa microbiana, desprendimento de CO2 e o qCO2 foram realizadas ao 1, 7, 15, 30 e 60 dias. Na primeira avaliação houve diminuição da biomassa microbiana com a aplicação do paclobutrazol, que aumentou após 15 dias. A aplicação do produto aumentou a respiração do solo até os 30 dias. O qCO2 aumentou significativamente nos tratamentos com doses superiores a 16 mg i.a. por kg-1 de solo. A aplicação de paclobutrazol ocasionou a diminuição inicial na biomassa microbiana do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Deusiane Batista Sampaio, Valdinar Bezerra dos Santos, Ademir Sérgio Ferreira de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













