Calagem e fosfatagem associadas a estimulante de micorrização no crescimento e produção do capim-Marandu

Autores

  • Franklin Eduardo Melo Santiago Instituto Federal do Piauí
  • Júlio César Azevedo Nóbrega Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Flávia Louzeiro de Aguiar Santiago Universidade Federal de Lavras
  • Ricardo Loiola Edvan Universidade Federal do Piauí
  • Rafaela Simão Abrahão Nóbrega Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Fatima Maria de Souza Moreira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2323

Palavras-chave:

Brachiaria brizantha, Micorrizas, Pastagens, Acidez do solo.

Resumo

As pastagens constituem importante fonte alimentar para os rebanhos brasileiros, entretanto, o manejo inadequado da fertilidade dos solos têm-se destacado como uma das principais causas dos baixos índices produtivos e da progressiva degradação destas áreas. O objetivo do presente estudo foi avaliar o crescimento, através das características morfogênicas e estruturais, e a produção da Brachiaria brizantha Stapf. cv. Marandu em função da aplicação do estimulante de micorrização formononetina associado a calagem e a fosfatagem. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições, sendo os tratamentos dispostos num esquema fatorial 2 x 2 x 5, constituídos por dois tratamentos de calagem (com e sem calcário), dois de formononetina (com e sem aplicação) e cinco doses de P2O5 (0, 25, 50, 100 e 200 mg dm-3). Foram realizados três cortes da parte aérea, após um primeiro corte de uniformização, para realização das avaliações das características morfogênicas e estruturais, bem como a produção de massa seca das diferentes frações morfológicas. A calagem e a fosfatagem na dose de 141 mg dm-3 de P2O5 incrementaram o crescimento e a produção do capim-Marandu, devendo ser práticas indispensáveis ao cultivo desta forrageira em Latossolo Amarelo do Cerrado piauiense, Brasil. A aplicação de formononetina promoveu aumento da taxa de alongamento do colmo, número total de perfilho, massa seca de colmo verde e diminuiu a fração da massa seca morta do capim-Marandu, efeitos que contribuem para a melhoria da qualidade das pastagens.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Franklin Eduardo Melo Santiago, Instituto Federal do Piauí

Prof. M.e, Curso de Engenharia Agronômica, Instituto Federal do Piauí, IFPI, Campus Uruçuí, Uruçuí, PI, Brasil.

Júlio César Azevedo Nóbrega, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Prof. Dr., Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Cruz das Almas, BA, Brasil.

Flávia Louzeiro de Aguiar Santiago, Universidade Federal de Lavras

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Departamento de Ciência do Solo, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Ricardo Loiola Edvan, Universidade Federal do Piauí

Prof. Dr., Departamento de Zootecnia, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Campus Profª Cinobelina Elvas, Bom Jesus, PI, Brasil.

Rafaela Simão Abrahão Nóbrega, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Profa. Dra, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Cruz das Almas, BA, Brasil.

Fatima Maria de Souza Moreira, Universidade Federal de Lavras

Profª Drª, Departamento de Ciência do Solo, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Santiago, F. E. M., Nóbrega, J. C. A., Santiago, F. L. de A., Edvan, R. L., Nóbrega, R. S. A., & Moreira, F. M. de S. (2017). Calagem e fosfatagem associadas a estimulante de micorrização no crescimento e produção do capim-Marandu. Semina: Ciências Agrárias, 38(4Supl1), 2323–2336. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2323

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>