Caracterização genética de 28 populações de milho crioulo no Estado do Paraná

Autores

  • Sara Regina Silvestrin Rovaris Instituto Agronômico
  • Pedro Mário de Araújo Instituto Agronômico do Paraná
  • Deoclécio Domingos Garbuglio Instituto Agronômico do Paraná
  • Cleber Vinicius Guiaretta de Azevedo Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal
  • Cássio Egídio Cavenaghi Prete Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1715

Palavras-chave:

Efeitos de variedade, Efeitos de heterose, Pré-melhoramento, Zea mays L.

Resumo

A caracterização de milho crioulo ou variedades locais de milho é de suma importância em programas de melhoramento, para utilização desses genótipos como fonte de variabilidade genética. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização quantitativa de 28 populações de milho crioulo, oriundas do estado do Paraná, pelas estimativas dos efeitos de variedades e heterose de parentais e capacidade geral de combinação, avaliando as principais características agronômicas. Na safra de 2008/09, 56 híbridos intervarietais obtidos por meio de um cruzamento “topcross”, 28 populações de milho crioulo e mais três testemunhas, foram avaliados quanto ao florescimento feminino (FF), altura de planta (PH) e de espiga (EH) e massa de grãos (GY). Os tratamentos foram avaliados em delineamento de blocos ao acaso, com duas repetições, em três locais do estado de Paraná: no Centro Experimental do Instituto Agronômico do Paraná em Londrina (IAPAR) e nas unidades experimentais de Pato Branco e Ponta Grossa. Os dados foram submetidos às análises de variância, considerando-se o modelo fixo para genótipos e aleatório para ambientes, sendo as médias agrupadas pelo Teste de Scott-Knott e os cruzamentos “topcrosses” foram analisados conforme o modelo readaptado proposto por Oliveira et al. (1997). Pelas estimativas dos efeitos de variedades, a população GI 133 apresentou as estimativas mais promissoras para todas as características. As populações GI 088 e GI 173 destacaram-se pelas estimativas promissoras dos efeitos de heterose. Conclui-se que as populações GI 133 e GI 173 podem ser indicadas para programas de seleção recorrente ou participação para formação de compostos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sara Regina Silvestrin Rovaris, Instituto Agronômico

Dra em Agricultura Tropical e Subtropical Genética, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia, Instituto Agronômico, IAC, Campinas, SP, Brasil.

Pedro Mário de Araújo, Instituto Agronômico do Paraná

Pesquisador, Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, Londrina, PR, Brasil.

Deoclécio Domingos Garbuglio, Instituto Agronômico do Paraná

Pesquisador, Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, Londrina, PR, Brasil.

Cleber Vinicius Guiaretta de Azevedo, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Cássio Egídio Cavenaghi Prete, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr., Universidade Estadual de Londrina, UEL, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Rovaris, S. R. S., Araújo, P. M. de, Garbuglio, D. D., Azevedo, C. V. G. de, & Prete, C. E. C. (2017). Caracterização genética de 28 populações de milho crioulo no Estado do Paraná. Semina: Ciências Agrárias, 38(4), 1715–1726. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1715

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>