Influência do hormônio folículo-estimulante disponível comercialmente sobre a maturação in vitro de oócitos bovinos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1393Palavras-chave:
Bovino, Gonadotrofina, Produção in vitro de embriões, Oócitos.Resumo
O trabalho objetivou (Experimento I) comparar representações comerciais do hormônio folículo estimulante suíno (FSH, Pluset® vs. Folltropin®) na concentração (10 ?g/mL) e tempo (24 h) padrão (mais utilizados nos protocolos de maturação in vitro, MIV); (Experimento II) avaliar o melhor tempo de incubação (6 h vs. 16 h vs. 24 h) e, (Experimento III) analisar concentrações variáveis (1,0 ?g/mL vs. 2,5 ?g/mL vs. 10,0 ?g/mL) das representações de FSH sobre a MIV de oócitos bovinos. Para tanto, oócitos foram recuperados e submetidos a MIV em condições adequadas. Após a MIV, oócitos foram avaliados quanto à expansão das células do cumulus (CCs), presença do primeiro corpúsculo polar (1CP) e placa metafásica (MII). Todos os dados foram analisados pelo teste exato de Fisher (P < 0,05). Inicialmente, no Experimento I, nenhuma diferença (P > 0,05) nas taxas de maturação de oócitos incubados com FSH Pluset® ou Folltropin®, avaliadas pela expansão das CCs (97,6% vs. 94,3%), presença de 1CP (76,6% vs. 69,4%) e MII (70,0% vs. 68,6%). No Experimento II, quanto ao tempo de incubação com FSH foi avaliado, tanto Pluset® quanto Folltropin® mostraram uma menor taxa de expansão de CCs somente nas primeiras 6 h de MIV. Quanto à presença de 1CP, diferenças foram observadas em relação ao Pluset® enquanto o Folltropin® mostrou resultados similares em todos os tempos de incubação. Em relação à MII, nenhuma diferença foi observada entre os tempos de incubação com o FSH Pluset® e Folltropin®. No Experimento III, nenhuma diferença foi observada na expansão das CCs, presença do 1CP e MII para as concentrações avaliadas de FSH Pluset® e Folltropin®. Portanto, FSH Pluset® e Folltropin® tem a mesma eficiência na MIV de oócitos bovinos. Em relação ao tempo de incubação, é recomendado manter o FSH (Pluset® or Folltropin®) ao longo do período da MIV, uma vez que nenhuma diferença foi observada nos resultados da presença de MII. Além disso, a concentração de 1,0 ?g/mL de FSH Pluset® e Folltropin® é tão eficiente quanto a 10 ?g/mL e pode, portanto, ser usada para a MIV de oócitos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.