Avaliação do pH e da eletrocondutividade do leite de bovinos da raça Jersey durante o primeiro mês de lactação

Autores

  • Raquel Fraga e Silva Raimondo
  • Flavio Bracale Brandespim Universidade de São Paulo
  • Ana Paula Mazucco Prina Universidade de São Paulo
  • Eduardo Harry Birgel Junior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p447

Palavras-chave:

Leite, pH, Eletrocondutividade, Bovinos, Raça Jersey.

Resumo

Com o objetivo de avaliar a influência do período colostral no pH e na eletrocondutividade foram colhidas 418 amostras de leite provenientes de mamas sadias de 127 vacas da raça Jersey e que não apresentem crescimento bacteriano no exame microbiológico. As amostras foram divididas em oito grupos a seguir discriminados: < 1/2 dia; 1/2 a 1º dia; 2º dia; 3º dia; 4º e 5º dia; 6º e 7º dia; 8º ao 15º dia; 16ºao 30º dia em lactação.As amostras foram colhidas antes da ordenha, sendo as seguintes determinações realizadas: pH e eletrocondutividade. Durante a fase colostral o valor de pH aumentou até atingir os valores considerados normais para o leite enquanto o valor da eletrocondutividade diminuiu, sendo que a transição da secreção de colostro para leite ocorreu na primeira semana de lactação. Recomenda-se nas primeiras 24 horas de lactação (período colostral) a adoção dos seguintes limites de normalidade: pH ? 6,51 e eletrocondutividade ? 6,33 mS/cm;. enquanto para o período entre o 2º e 7º dia de lactação (transição de colostro para leite) recomenda-se a adoção dos seguintes limites de normalidade: pH ?6,66 e eletrocondutividade ? 5,93 S/cm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Fraga e Silva Raimondo

Bolsista de Mestrado da Fapesp Processo nº 03/10224-1.

Flavio Bracale Brandespim, Universidade de São Paulo

Centro de Pesquisa e Diagnóstico de Enfermidades de Ruminantes (CPDER) –Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Ana Paula Mazucco Prina, Universidade de São Paulo

Centro de Pesquisa e Diagnóstico de Enfermidades de Ruminantes (CPDER) –Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Eduardo Harry Birgel Junior, Universidade de São Paulo

Centro de Pesquisa e Diagnóstico de Enfermidades de Ruminantes (CPDER) –Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. São Paulo – SP.

Downloads

Publicado

2009-07-21

Como Citar

Raimondo, R. F. e S., Brandespim, F. B., Prina, A. P. M., & Birgel Junior, E. H. (2009). Avaliação do pH e da eletrocondutividade do leite de bovinos da raça Jersey durante o primeiro mês de lactação. Semina: Ciências Agrárias, 30(2), 447–456. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p447

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.