Avaliação do pH e da eletrocondutividade do leite de bovinos da raça Jersey durante o primeiro mês de lactação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p447Palavras-chave:
Leite, pH, Eletrocondutividade, Bovinos, Raça Jersey.Resumo
Com o objetivo de avaliar a influência do período colostral no pH e na eletrocondutividade foram colhidas 418 amostras de leite provenientes de mamas sadias de 127 vacas da raça Jersey e que não apresentem crescimento bacteriano no exame microbiológico. As amostras foram divididas em oito grupos a seguir discriminados: < 1/2 dia; 1/2 a 1º dia; 2º dia; 3º dia; 4º e 5º dia; 6º e 7º dia; 8º ao 15º dia; 16ºao 30º dia em lactação.As amostras foram colhidas antes da ordenha, sendo as seguintes determinações realizadas: pH e eletrocondutividade. Durante a fase colostral o valor de pH aumentou até atingir os valores considerados normais para o leite enquanto o valor da eletrocondutividade diminuiu, sendo que a transição da secreção de colostro para leite ocorreu na primeira semana de lactação. Recomenda-se nas primeiras 24 horas de lactação (período colostral) a adoção dos seguintes limites de normalidade: pH ? 6,51 e eletrocondutividade ? 6,33 mS/cm;. enquanto para o período entre o 2º e 7º dia de lactação (transição de colostro para leite) recomenda-se a adoção dos seguintes limites de normalidade: pH ?6,66 e eletrocondutividade ? 5,93 S/cm.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.