Respostas ecofisiológicas de trigo duplo propósito originado de diferentes manejos de corte
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1641Palavras-chave:
Análise de crescimento, Taxa assimilatória líquida, Triticum aestivum (L.), Vigor de sementes.Resumo
O trigo é um dos cereais mais cultivados em todo o mundo, alguns genótipos podem apresentar dupla aptidão, ou seja, capacidade de produzir forragem para animais e grãos. O trabalho teve como objetivo comparar o crescimento, a partição de assimilados e a expressão do vigor de sementes de trigo duplo propósito originado a partir de sementes produzidas por plantas submetidas a diferentes manejos de corte. Foram utilizadas sementes de trigo duplo propósito da cultivar BRS Umbu, produzidas por plantas submetidas a diferentes manejos de corte no período vegetativo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram na combinação de quatro manejos de produção de sementes (sem; um; dois e três cortes) e oito épocas de coleta de plantas (10; 20; 30; 40; 50; 60; 70 e 80 dias após a emergência (DAE). Foram avaliadas a massa seca total, taxa de produção de massa seca, taxa de crescimento relativo, taxa assimilatória liquida, índice de área foliar, eficiência de conversão de energia solar, partição de massa seca, emergência de plântulas em substrato e índice de velocidade de emergência de plântulas. Os dados referentes à emergência e índice de velocidade de emergência de plântulas foram ajustados por polinômios ortogonais. Dados primários de crescimento foram avaliados a partir da equação logística simples. A partir dos 60 DAE, verificou-se a inversão dos valores de massa seca total, onde os máximos foram observados em plantas provenientes de sementes produzidas sem manejo de corte. Os maiores valores de taxa de produção de massa seca foram determinados em plantas produzidas por sementes de plantas não submetidas ao corte no seu manejo de produção. Os maiores valores da taxa de crescimento relativo foram obtidos em plantas originadas de sementes produzidas por plantas submetidas a três e dois cortes, assim como a taxa assimilatória líquida, que foi superior em plantas originadas de sementes produzidas a partir de plantas submetidas aos manejos com corte. Os maiores valores de emergência foram obtidos em sementes do tratamento que constou de três cortes durante o manejo de produção, de maneira similar, o índice de velocidade de emergência demonstrou acréscimo nos valores a partir do tratamento que constou de um corte durante o manejo de produção de sementes. Plantas de trigo duplo propósito originadas de sementes produzida na ausência de corte atingem maior alocação de massa seca total, taxa de produção de massa seca e taxa de crescimento relativo. A taxa assimilatória líquida é superior em plantas provenientes de sementes produzidas com manejo de corte. Sementes mais vigorosas são obtidas quando produzidas por plantas provenientes do manejo de produção com três cortes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.