Propagação vegetativa da corticeira-da-serra (Erythrina falcata Benth.) por estaquia caulinar e foliar

Autores

  • Leonildo Betanin Universidade de Passo Fundo
  • Alexandre Augusto Nienow Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4p871

Palavras-chave:

Mudas, Estacas, Enraizamento, Ácido indolbutírico, AIB

Resumo

Com elevado potencial de uso ornamental e na recuperação de áreas de preservação permanentes e degradadas, a corticeira-da-serra apresenta, no entanto, baixa capacidade de regeneração natural e dificuldades na formação de sementes para a produção de mudas. A propagação vegetativa, assim, se apresenta como alternativa. O estudo, conduzido em estufa com nebulização intermitente, teve por objetivos avaliar a sobrevivência e a capacidade de enraizamento de estacas caulinares (sem folhas) coletadas na primavera e no outono, e foliares na primavera, e o efeito dos tratamentos com AIB (0, 1000, 2000 e 3000 mg L-1). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições e doze estacas por parcela. As estacas foliares (trifoliadas) foram preparadas retirando-se os dois folíolos laterais e reduzindo pela metade o folíolo apical, no primeiro ano, e reduzindo pela metade os dois folíolos laterais e se retirado o apical no segundo ano. A estaquia foi realizada em bandejas alveoladas de isopor, de 72 células, com substrato de casca de arroz carbonizada (50%) + fibra de côco (50%) (v/v). Estacas caulinares herbáceas sem folhas apresentaram elevada mortalidade e ausência de enraizamento na primavera e no outono. Estacas foliares mantendo-se dois folíolos laterais reduzidos à metade, com aplicação de AIB, apresentaram enraizamento de 35,4%.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonildo Betanin, Universidade de Passo Fundo

Biólogo, Professor, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo.

Alexandre Augusto Nienow, Universidade de Passo Fundo

Engenheiro Agrônomo, Doutor, Professor de Fruticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

Betanin, L., & Nienow, A. A. (2010). Propagação vegetativa da corticeira-da-serra (Erythrina falcata Benth.) por estaquia caulinar e foliar. Semina: Ciências Agrárias, 31(4), 871–880. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4p871

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.