Avaliação do desempenho reprodutivo de um rebanho bovino de corte naturalmente infectado com o BoHV-1, BVDV e Leptospira hardjo

Autores

  • José Ricardo C. Junqueira Universidade do Oeste Paulista
  • Júlio C. de Freitas Universidade Estadual de Londrina
  • Alice F. Alfieri Universidade Estadual de Londrina
  • Amauri A. Alfieri Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n3p471

Palavras-chave:

Bovino, Herpesvírus bovino 1, Vírus da diarréia viral bovina, Leptospira hardjo, Sorologia.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi avaliar a performance reprodutiva de um rebanho bovino de corte, criado extensivamente, naturalmente infectado pelo herpesvírus bovino 1 (BoHV-1), pelo vírus da diarréia viral bovina (BVDV) e pela Leptospira hardjo. No rebanho, constituído por 1.331 fêmeas, foram selecionados aleatoriamente 208 animais que foram subdivididos em três grupos: i) 60 novilhas virgens; ii) 60 vacas de primeira cria; iii) 88 vacas com duas ou mais crias. No período correspondente a uma estação de reprodução, obtida por inseminação artificial (IA) seguida por repasse com touro, foram avaliados o desempenho reprodutivo e os perfis sorológicos para a rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), a diarréia viral bovina (BVD) e a leptospirose. As taxas de animais soropositivos para IBR, BVD e leptospirose nos grupos avaliados foram de 68,3%, 98,0% e 78,8%, respectivamente. O grupo de animais com duas ou mais crias apresentou as maiores taxas de animais soropositivos para as três infecções simultaneamente. Os três grupos presentaram baixo desempenho reprodutivo com 35,6% de repetições de cio; 18,6% de abortamentos; 2,3 doses de sêmen por bezerro nascido e 35,6% de animais nascidos de IA. A mais baixa performance reprodutiva foi observada no grupo de novilhas. A análise do perfil sorológico anterior à estação de monta, em associação com os resultados de alguns parâmetros de eficiência reprodutiva sugere a provável participação do BoHV-1 e da L. hardjo no baixo desempenho reprodutivo do rebanho avaliado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Ricardo C. Junqueira, Universidade do Oeste Paulista

Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP.

Júlio C. de Freitas, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva.

Alice F. Alfieri, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Londrina/PR.

Amauri A. Alfieri, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Londrina/PR.

 

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Junqueira, J. R. C., Freitas, J. C. de, Alfieri, A. F., & Alfieri, A. A. (2006). Avaliação do desempenho reprodutivo de um rebanho bovino de corte naturalmente infectado com o BoHV-1, BVDV e Leptospira hardjo. Semina: Ciências Agrárias, 27(3), 471–480. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n3p471

Edição

Seção

Artigos