Seleção de isolados de Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok. a Mahanarva fimbriolata (Stal, 1854) (Hemiptera: Cercopidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p47Palavras-chave:
Cigarrinha-da-raiz, Fungo entomopatogênico, Controle microbiano, Cana-de-açúcar.Resumo
A colheita mecanizada de cana-de-açúcar, sem a queima da palhada, proporciona acúmulo de matériaorgânica no solo tornando o ambiente favorável ao desenvolvimento da cigarrinha-da-raiz, Mahanarva fimbriolata (Stal, 1854) (Hemiptera: Cercopidae). Em elevadas infestações essa praga tem causado prejuízos devido aos grandes danos nas plantas e aos gastos com agrotóxicos. O objetivo da pesquisa foi selecionar isolados de Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok. patogênicos para cigarrinha-da-raiz, usando uma nova metodologia. A seleção foi feita em condições de laboratório, utilizando-se ninfas coletadas a campo que foram pulverizadas com o fungo e mantidas em raiz de mudas de cana-de-açúcar. A mortalidade corrigida ao quinto dia após a inoculação variou de 10,5 a 60%, sendo que os isolados mais patogênicos causaram mortalidades de 46,5 a 59,7%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.