Perfil lipídico sérico de frangos de corte alimentados com inclusão de farelo de resíduo de manga nas rações
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3327Palavras-chave:
Avicultura, Lipidograma, Mangifera indica L, Triacilglicerol.Resumo
Avaliou-se o efeito da inclusão de 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0% do farelo do resíduo de manga (FRM) variedade Ubá em dietas à base de milho e farelo de soja sobre o perfil lipídico sérico de frangos de corte. O delineamento foi inteiramente casualizado, sendo cinco tratamentos com seis repetições de 20 aves por unidade experimental. Avaliaram-se as concentrações de creatinina, albumina, proteínas totais, colesterol total, triacilglicerois (TAG), lipoproteínas de alta densidade (HDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL), lipoproteínas de densidade de muito baixa (VLDL) nas idades de 14, 28 e 42 dias, sendo avaliadas 30 aves por idade. Aos 14 dias não houve diferença nas concentrações séricas de creatinina, colesterol total, HDL, triacilglicerois, proteínas totais e VLDL quando comparados com o controle. A concentração de albumina foi superior para os níveis de inclusão de 5,0; 7,5 e 10,0% de FRM. Aos 28dias, triacilglicerois, VLDL e LDL foram menores em 7,5% de inclusão, enquanto que aos 42 dias, essas mesmas variáveis foram menores com a adição de 10,0%. Aos 14, 28 e 42dias de idade foram observadas reduções dos teores de VLDL, LDL e TAG totais nos níveis de inclusão de FRM de 5,0% e 7,5% nas rações, isso pode ser considerado como indicador na melhoria das condições metabólicas dos frangos de corte.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.