Longevidade pós-colheita de flores de Oncidium varicosum (Orchidaceae)

Autores

  • Fábio Alcovér Hastenreiter Universidade Estadual de Londrina
  • José Geraldo Zaparoli Vieira Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Tadeu Faria Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p27

Palavras-chave:

“Pulsing”, Sacarose, Flor de corte.

Resumo

A orquídea Oncidium varicosum é bastante utilizada como flor de vaso e atualmente vem se destacando como flor de corte. Devido sua baixa resistência pós-colheita, o objetivo deste trabalho foi avaliar a longevidade de Oncidium varicosum após o acondicionamento em soluções conservantes com diferentes concentrações de sacarose. As hastes de Oncidium varicosum, produzidas em Holambra (SP), foram transportadas para Londrina (PR) em caminhão climatizado a 5-7°C. Foram avaliadas a utilização de prétratamento com “pulsing” (15% de sacarose por 24 horas) seguido de acondicionamento em solução de manutenção (1, 2, 3 e 4% de sacarose) e o acondicionamento em solução de manutenção sem prétratamento. As hastes florais foram distribuídas em delineamento inteiramente casualizado, com dez tratamentos e cinco repetições. As avaliações das flores foram diárias, sob critério de notas definido para comparar e verificar a conservação dos aspectos visuais. Nenhum dos tratamentos demonstrou superioridade à testemunha na manutenção da longevidade das flores, que foi de três a quatro dias.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Alcovér Hastenreiter, Universidade Estadual de Londrina

Engenheiro Agrônomo formado Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR.

José Geraldo Zaparoli Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Engenheiro Agrônomo Aluno regular do curso de Pós-graduação em Agronomia, Área de concentração em Fitotecnia, Departamento de Agronomia Universidade Estadual de Londrina, Londrina-Pr.

Ricardo Tadeu Faria, Universidade Estadual de Londrina

Engenheiro Agrônomo. Aluno regular do curso de Pós-graduação em Agronomia, Área de concentração em Fitotecnia, Departamentode Agronomia Universidade Estadual de Londrina, Londrina-Pr.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Hastenreiter, F. A., Vieira, J. G. Z., & Faria, R. T. (2006). Longevidade pós-colheita de flores de Oncidium varicosum (Orchidaceae). Semina: Ciências Agrárias, 27(1), 27–34. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p27

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>