Exigências de energia e proteína de bovinos castrados mestiços Holandês x Zebu alimentados com diferentes níveis de cálcio e fósforo na dieta
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2665Palavras-chave:
Abate comparativo, Crescimento, Eficiência, Mantença.Resumo
Objetivou-se determinar as exigências nutricionais de energia e proteína para bovinos castrados mestiços Holandês x Zebu alimentados com ou sem suplementação inorgânica de cálcio e fósforo na dieta. Foram utilizados 32 animais mestiços Holandês × Zebu, machos, castrados, com peso corporal (BW) médio inicial de 377,5 ± 49,4 kg, dos quais quatro foram abatidos inicialmente para estimar o peso de corpo vazio (EBW) dos demais, 24 alimentados ad libitum distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com dois níveis de concentrado (30 e 60%) e dietas contendo ou não fosfato bicálcico; e quatro alimentados ao nível de mantença, isto é, para que o ganho de peso corporal fosse igual a zero. Após 84 dias os animais foram abatidos. Para determinação da composição corporal dos animais, foram constituídas duas amostras por animal, denominadas “carcaça” (óssos, musculo e gordura) e “não carcaça” (cabeça, membros, sangue, couro, orgãos e visceras). As exigências de energia líquida (NEm) e metabolizável para mantença (MEm) foram obtidas relacionando a produção de calor (HP) e o consumo de energia metabolizável (MEI), enquanto as exigências de energia líquidas para ganho de peso (NEg) e as exigências líquidas de proteína para ganho (NPg) foram obtidas em função do EBW, do ganho de peso de corpo vazio (EBG), e da energia retida (RE) no EBW. As exigências diárias de energia líquida e metabolizável para mantença de bovinos mestiços Holandês × Zebu castrados foram de 76,90 e 119,36 kcal/EBW0,75, respectivamente. As exigências de energia líquida para ganho podem ser obtidas pela equação: NEg = 0,0568±0,0025 × EBW0,75 × EBG1,095. As eficiências de uso da energia metabolizável para mantença e para ganho foram de 64,4 e 29,68%, respectivamente. As exigências de proteína metabolizável para mantença foram de 4,14 g/BW0,75. As exigências líquidas de proteína para ganho de peso podem ser obtidas através da equação NPg = 236,36±30,06 × EBG - 19,84±6,14 × RE. Recomenda-se o uso das equações obtidas nesse experimento para cálculo das exigências nutricionais de energia e proteína para novilhos cruzados Holandês × Zebu castrados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.