Características morfogênicas, estruturais e produtivas de Cenchrus ciliaris L. sob diferentes níveis de biofertilizante caprino e ovino

Autores

  • Jennifer Figueiredo da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alan da Cunha Honorato Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mário Adriano Ávila Queiroz Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Mateus Matiuzzi da Costa Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Adriana Mayumi Yano-Melo Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p355

Palavras-chave:

Caprinos, Ovinos, Dejetos, Capim Buffel.

Resumo

O objetivo neste trabalho foi avaliar as características morfogênicas, estruturais e produtivas de Cenchrus ciliaris L., frente a diferentes doses de biofertilizantes, oriundos da biodigestão anaeróbica de fezes de caprinos e ovinos em Argissolo Amarelo. O experimento realizado em casa de vegetação foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial utilizando-se dois tipos de biofertilizantes e cinco doses (0; 2,5; 5,0; 7,5 e 10% do volume do solo), em quatro repetições, por dois ciclos vegetativos. No 1º ciclo, com aplicação de 10% e 7,5% de BC houve incremento na duração de vida da folha e na relação folha/colmo, respectivamente. A partir do 2º ciclo, doses entre 7,5 a 10% de ambos os biofertilizantes proporcionaram melhoria no desenvolvimento das variáveis morfogênicas - taxa de aparecimento e alongamento foliar e do pseudocolmo, duração de vida da folha e senescência; e características estruturais -largura e comprimento da folha expandida, número de folhas emergentes, expandidas e vivas e relação folha expandida/folha em expansão, com consequente incremento de 73% na biomassa. Conclui-se que os biofertilizantes incrementam as principais características morfogênicas e estruturais de Cenchrus ciliaris L., resultando na elevação da produção de massa de forragem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jennifer Figueiredo da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

Alan da Cunha Honorato, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente, Pós-Graduação em Agronomia-Produção Vegetal, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

Mário Adriano Ávila Queiroz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Prof., Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

Mateus Matiuzzi da Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Prof., Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

Adriana Mayumi Yano-Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Profª, Programas de Pós-Graduação em Agronomia-Produção Vegetal, CPGA-PV e em Ciência Animal CPGCA, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Silva, J. F. da, Honorato, A. da C., Queiroz, M. A. Ávila, Costa, M. M. da, & Yano-Melo, A. M. (2017). Características morfogênicas, estruturais e produtivas de Cenchrus ciliaris L. sob diferentes níveis de biofertilizante caprino e ovino. Semina: Ciências Agrárias, 38(1), 355–368. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p355

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)