Avaliação das crias de ovelhas leiteiras suplementadas com glicerina bruta veiculada à agua durante a gestação e lactação

Autores

  • Hemilly Cristina Menezes Sá Universidade Federal do Sergipe
  • Iran Borges Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gilberto de Lima Macedo Junior Universidade Federal de Uberlândia
  • Felipe Santiago Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luigi Francis Lima Cavalcanti Universidade Federal de Minas Gerais
  • Natália Ludmila Lins Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Flávio Augusto Pereira Alvarenga Doutorando em Zootecnia, área de concentração alimentação e nutrição animal, pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Luciana Freitas Guedes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2567

Palavras-chave:

Biometria, Glicerol, Ovinos, Subprodutos.

Resumo

Objetivou-se avaliar a influência da suplementação com glicerina bruta (GB) para ovelhas durante a gestação e início da lactação e seus efeitos sobre o peso e medidas corporais de suas crias do nascimento à desmama. Foram avaliados 24 cordeiros oriundos de 24 ovelhas do genótipo Lacaune x East Friesian distribuídas em quatro tratamentos que se diferenciaram quanto à suplementação de GB na dieta em (0; 1,5; 3,0 e 4,5% de MS) sendo esta adicionada à água. As medidas biométricas dos cordeiros oriundos das mães avaliadas ocorreram quinzenalmente do dia do nascimento até o período da desmama, já o peso corporal foi avaliado diariamente. O estudo de regressão múltipla realizado constatou que o teor de GB na dieta das mães explicou 5,2% da variação no peso dos cordeiros ao nascer (PN), seguidas pelo escore corporal das mães (12,3%), sexo do cordeiro (19,2%) e peso vivo das mães (26,5%), totalizando r2 de 63%. Segundo predições do modelo ajustado para cenários simulados, cordeiros mais leves foram oriundos de ovelhas com peso entre 40 a 50 kg, escore 4 a 5 e que não receberam GB em níveis intermediários. Cordeiros mais pesados, com PN superior a 5,5, provinham de ovelhas pesadas, entre 80 e 90 kg com escore baixo e que receberam níveis de 1,5 e 3% de GB. A suplementação com GB entre 2% e 4% melhora o peso ao nascer dos cordeiros. As medidas corporais dos cordeiros não são influenciadas pela suplementação com GB na dieta das mães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hemilly Cristina Menezes Sá, Universidade Federal do Sergipe

Profª, Departamento de Engenharia Agronômica, Universidade Federal Sergipe, UFS, São Cristóvão, SE, Brasil.

Iran Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof., Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Escola de Veterinária, Belo Horizonte, MG, Brasil. CNPq.

Gilberto de Lima Macedo Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Prof., Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, MG, Brasil.

Felipe Santiago Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

M.e, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Luigi Francis Lima Cavalcanti, Universidade Federal de Minas Gerais

Dr. em Zootecnia, Área de concentração alimentação e nutrição animal, Escola de Veterinária, UFMG, RHAE/SEVA Engenharia, Projeto Intergado, Contagem, MG, Brasil.

Natália Ludmila Lins Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente de Doutorado em Zootecnia, área de concentração alimentação e nutrição animal, Escola de Veterinária, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Flávio Augusto Pereira Alvarenga, Doutorando em Zootecnia, área de concentração alimentação e nutrição animal, pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutorando em Zootecnia, área de concentração alimentação e nutrição animal, pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Luciana Freitas Guedes, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente de Doutorado em Zootecnia, área de concentração alimentação e nutrição animal, Escola de Veterinária, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

Sá, H. C. M., Borges, I., Macedo Junior, G. de L., Santos, F. S., Cavalcanti, L. F. L., Lima, N. L. L., … Guedes, L. F. (2016). Avaliação das crias de ovelhas leiteiras suplementadas com glicerina bruta veiculada à agua durante a gestação e lactação. Semina: Ciências Agrárias, 37(4Supl1), 2567–2576. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2567

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.