Efeito da suplementação dietética de antioxidantes sobre características reprodutivas de machos reprodutores de frangos de corte na fase pós pico de produção
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2557Palavras-chave:
Cantaxantina, Galos, Licopeno, Peroxidação lipídica, Vitamina C.Resumo
Os espermatozoides de machos reprodutores de frango de corte são células propensas a peroxidação lipídica, dada à constituição biológica de sua membrana, influenciando a capacidade fertilizante do macho. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação dietética de antioxidantes sobre características reprodutivas de machos reprodutores de frangos de corte com idade superior a 50 semanas. Foram utilizados 12 galos Cobb de 50 semanas de idade distribuídos aleatoriamente em um delineamento inteiramente casualizado com 2 tratamentos (tratamento 1: ração comercial; tratamento 2: ração comercial suplementada de cantaxantina, licopeno e vitamina C) e 6 repetições. Amostras de sêmen foram coletadas pelo método de massagem abdominal e submetidas à avaliação do volume seminal, concentração, motilidade, vigor e morfologia espermática. Às 68 semanas de idade, amostras de testículo foram coletadas para determinação da morfometria tubular dos testículos e para análise da proliferação celular no epitélio germinativo através de imunohistoquímica anti-PCNA. A morfometria de testículos, cristas e barbelas foram analisadas nas 68 semanas de idade. Os dados foram submetidos à análise estatística utilizando-se o software SAS (SAS, 2002). Não foram observadas diferenças significativas (p > 0,05) com a adição dos antioxidantes sobre as características seminais. Houve efeito positivo (p < 0,05) do blend de antioxidantes no percentual de espermatozoides normais, no peso e largura das barbelas e no peso e comprimento dos testículos. A contagem de células PCNA-positivas e as medidas morfométrias dos túbulos seminíferos dos testículos dos galos não sofreram influência do tratamento. A adição de antioxidantes na dieta de machos reprodutores de frango de corte na fase póspico pode ser uma ferramenta nutricional para melhorar o índice de fertilidade dos lotes de matrizes de frangos de corte.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.