Efeito da interação entre horários de aplicação do fungicida e intervalos de simulação de chuva na eficácia de controle da Ferrugem Asiática da Soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p3881Palavras-chave:
Aplicação noturna, Controle químico, Glycine max L, Orvalho, Phakopsora pachyrhizi.Resumo
Os fatores ambientais afetam o comportamento dos fungicidas em soja (Glycine max (L.) Merr.). Eles também influenciam a atividade residual de produtos aplicados na folha. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de controle da interação entre a aplicação do fungicida e simulação de chuva na Ferrugem Asiática da Soja (FAS). Foram conduzidos dois experimentos, um em casa de vegetação em delineamento inteiramente casualizado e outro a campo em delineamento de blocos ao acaso. Ambos os experimentos tiveram o mesmo arranjo fatorial 6x5, com quatro repetições. O fator A: cinco aplicações de fungicida às 04h00, 09h00, 14h00, 18h00, 23h00 e uma testemunha sem aplicação; Fator B: quatro intervalos de tempo entre a aplicação do fungicida e a simulação de chuva ao 0, 30, 60 e 120 min para o experimento em casa de vegetação e aos 2, 30, 60, 120 min para o experimento à campo. Um controle sem chuva foi incluído para ambos os experimentos. Os parâmetros avaliados foram o número de dias para o aparecimento das primeiras pústulas, severidade de FAS, índice relativo de clorofila e produtividade. Verifica-se que a eficácia de controle de FAS de aplicações de fungicidas em plantas de soja sob a luz solar foi menos afetada pela simulação de chuva. A simulação de chuva tem maior efeito negativo na eficácia de controle da doença em aplicações realizadas durante a noite sob condições de orvalho. A aplicação realizada às 09h00 apresentou a maior eficácia de controle da doença em ambas às condições de casa de vegetação e a campo. O horário de aplicação das 14h00 reduziu o residual de controle do fungicida e a eficácia de controle de FAS, possivelmente devido à combinação da baixa umidade relativa do ar e alta temperatura. Contudo, a simulação de chuva realizada aos 120 min após a aplicação ainda afetou a eficácia do controle FAS.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













