Parâmetros genéticos para características de carcaça e tamanho corporal em ovinos de corte
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2477Palavras-chave:
Componentes de variância, Herdabilidade, Longissimus dorsi, Modelo animal, Morfometria, Seleção.Resumo
Objetivou-se com esta pesquisa estimar componentes de variância e coeficientes de herdabilidade (h2) por análises uni e bicaracterística para as características área (AOL), comprimento (COL) e profundidade máxima (POL) de olho de lombo, no músculo longissimus dorsi, espessura de gordura subcutânea (EGS), espessura de gordura do músculo biceps femoris (EGBF), altura da garupa (AG), circunferência torácica (CT), profundidade torácica (PT), comprimento corporal (CC) e peso vivo à idade adulta (PA), em ovinos Santa Inês. Foi utilizado modelo animal pela metodologia da máxima verossimilhança restrita (REML). Estimou-se herdabilidade moderada para as características, nos dois tipos de análise, exceto para EGS, AG, CT, CC e PA, para as quais as estimativas foram de baixa magnitude. Nas análises bicaracterísticas para tamanho corporal, apenas PT apresentou menor estimativa de h2, quando comparado com a análise unicaracterística, enquanto que AG, CT e CC apresentaram valores maiores. Nas análises bicaracterísticas, a maioria das estimativas de componentes de variância e h2 foram superiores àquelas obtidas nas análises unicaracterística, o que evidencia a possibilidade de resposta moderada à seleção para melhoria da carcaça em ovinos de corte usando as características de carcaça avaliadas, com exceção de EGS e com destaque para área de olho de lombo. A espessura de gordura do músculo biceps femoris apresentou maior potencial para resposta à seleção direta para deposição de gordura na carcaça comparado a EGS. A profundidade torácica demonstrou maior potencial de resposta à seleção direta para tamanho corporal entre as medidas morfométricas estudadas. O peso vivo à idade adulta não demonstrou neste estudo ser um bom critério para seleção direta.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.