Microhimenópteros coletados de pupas procedentes de fezes de gado bovino em três propriedades rurais do sul do Estado de Goiás, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n3p297Palavras-chave:
Diptera, Hymenoptera, Microhimenópteros, Fezes de bovinos.Resumo
Este estudo teve como objetivo determinar as espécies de microhimenópteros parasitóides em pupas de Diptera presentes em fezes bovinas, coletadas nos municípios de Itumbiara, Cachoeira Dourada, e Panamá, GO, no período de janeiro de 1998 a junho de 2004. As pupas dos dípteros foram isoladas pelo método de flotação, individualizadas em cápsulas de gelatina até a emergência das moscas e/ou dos seus parasitóides. A porcentagem total de parasitismo observada foi de 7,36%. As espécies mais freqüentes foram: Spalangia drosophilae Ashmead (Hymenoptera: Pteromalidae) com 30,8% e Triplasta atrocoxalis Ashmead (Hymenoptera: Figitidae) com 16,2%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.