Qualidade fisiológica de sementes de cultivares de feijão carioca cultivadas sob diferentes doses de fósforo e épocas de cultivo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p3859Palavras-chave:
Cultivo das águas, Cultivo da seca, Germinação, Phaseolus vulgaris L., Vigor.Resumo
A utilização de práticas de manejo adequadas, como época de semeadura e adubação, associados ao uso de genótipos promissores, são estratégias para a obtenção de sementes de feijão de elevada qualidade. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de cultivares de feijão carioca produzidas em duas épocas de cultivo com diferentes doses de fósforo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 × 2 × 6, com quatro repetições. Foram avaliados duas cultivares de feijão carioca (‘IAC Carioca Tybatã’ e ‘IAC Carioca Precoce’), duas épocas de cultivo de feijão (época das águas e da seca) e seis doses de fósforo (0, 30, 60, 90, 120, e 150 kg ha-1 de P2O5) aplicadas no sulco de semeadura, utilizando como fonte o superfosfato triplo. A qualidade das sementes foi avaliada pelos seguintes testes: teor de água, germinação e primeira contagem do teste de germinação, envelhecimento acelerado e teor de água após o teste, condutividade elétrica e emergência de plântulas em campo. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias das cultivares e épocas de cultivo comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade e as doses de fósforo foram analisadas através de regressão polinomial. Sementes da cultivar ‘IAC Carioca precoce’ produzidas na época das águas apresentam maior germinação, e na época da seca, maior emergência de plântulas em campo em relação a cultivar ‘IAC Carioca Tybatã’. O cultivo de feijão carioca na época da seca proporciona sementes com maior germinação e vigor em relação à época das águas. O fósforo aplicado no sulco de semeadura favorece o vigor das sementes de feijão carioca, pelo teste de envelhecimento acelerado, com resposta a maiores doses no cultivo da seca.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.