Parâmetros cinéticos da digestão in vitro do capim marandu associado a carboidratos não fibrosos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3253Palavras-chave:
Amido, FDN, Forragem tropical, Glicose, Ruminantes, Taxas de digestão.Resumo
Objetivou-se avaliar efeitos de níveis (0, 10, 20 e 30%) de amido ou glicose associado ao capim Urochloa brizantha cv. Marandu sobre os parâmetros cinéticos e digestão da fibra do por meio da técnica in vitro de produção de gases. O experimento foi organizado em um delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e 6 repetições para cada fonte energética. O capim Marandu associado aos níveis de carboidratos não fibrosos foi incubado em frascos de 120 mL, com tampão de McDougall e inóculo ruminal proveniente de dois ovinos canulados no rúmen. Foram realizadas leituras da pressão dos gases no interior dos frascos, bem como dois frascos foram retirados nos tempos 24, 48 e 96 horas (h) para avaliação da FDN residual. Utilizou-se modelo logístico com um compartimento para estimar os parâmetros cinéticos para a forragem ou da forragem associada a amido, entretanto foi necessário utilizar o modelo bicompartimental quando da adição de glicose. Cada 1% de amido adicionado promoveu aumento linear na produção total de gases em 0,2254 mL e redução do período de latência em 0,2451 h, mas não afetou a taxa de digestão. Já os níveis de glicose causaram efeito quadrático sobre a taxa de digestão e latência, sendo estimado valor mínimo da taxa de digestão de 0,01689 h-1 no nível de glicose de 10,07% e latência mínima igual a zero. Os níveis de amido causaram redução linear da digestão da FDN em 0,296% apenas no tempo 24 h, enquanto que os níveis de glicose reduziram linearmente a digestão da FDN em todos os tempos avaliados (0,3269; 0,4171 e 0,234%, nos tempos 24, 48 e 96 h, respectivamente). Os níveis de glicose promovem efeitos diferenciados sobre os parâmetros cinéticos da produção de gás in vitro do capim Marandu comparado à suplementação com amido, destacando seus efeitos negativos prolongados sobre a digestão da FDN.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.