Efeito alelopático do extrato aquoso de folha e de fruto de leucena (Leucaena leucocephala Wit) sobre a germinação e crescimento de raiz da canafístula (Peltophorum dubium Spreng.)

Autores

  • Luciani Márcia Scherer Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Valdir Zucareli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Cristiane Aparecida Zucareli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Andréa Maria Teixeira Fortes Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n2p161

Palavras-chave:

Alelopatia, Sementes, Leucena, Canafístula.

Resumo

Atualmente as plantas exóticas representam uma grande ameaça à biodiversidade pois, quando presente em ambientes que lhe são favoráveis, influenciam no desenvolvimento das plantas nativas, além de alterar o funcionamento natural daquele ambiente. Práticas de manejo erradas são um dos principais fatores que favorecem a invasão do ambiente pelas espécies exóticas. A leucena (Leucaena leucocephala Wit.) é uma espécie exótica que foi introduzida na recuperação da mata ciliar da Hidrelétrica de Itaipu, e pode possuir efeitos alelopáticos. Objetivou-se neste trabalho verificar a presença de efeitos alelopáticos do extrato aquoso de folha e fruto da leucena sobre a germinação e crescimento de raiz da canafístula (Peltophorum dubium Spreng), uma espécie nativa. Utilizou-se 12 tratamentos com 4 repetições. Os tratamentos utilizados foram: água, extratos com concentração de 20%, 40%, 60%, 80% e 100%. Todas as sementes utilizadas foram previamente escarificadas mecanicamente. Realizou-se a avaliação das sementes germinadas diariamente e o comprimento das raízes no 3o e 7o dia de experimento. Nas condições realizadas, o extrato de fruto apresentou potencial alelopático superior ao extrato de folhas. As raízes se mostraram sensíveis tanto ao extrato de fruto como de folha.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciani Márcia Scherer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Alunos de Graduação da Unioeste.

Valdir Zucareli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Alunos de Graduação da Unioeste.

Cristiane Aparecida Zucareli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Alunos de Graduação da Unioeste.

Andréa Maria Teixeira Fortes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Rua Universitária, 2096 - Jardim Universitário 85 8140–110 Cascavel, PR, CEP 85814-110. Telefone: (45) 220 3239.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Como Citar

Scherer, L. M., Zucareli, V., Zucareli, C. A., & Fortes, A. M. T. (2005). Efeito alelopático do extrato aquoso de folha e de fruto de leucena (Leucaena leucocephala Wit) sobre a germinação e crescimento de raiz da canafístula (Peltophorum dubium Spreng.). Semina: Ciências Agrárias, 26(2), 161–166. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n2p161

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)