Comparação entre três técnicas de Imersão de Larvas em Seringas para avaliar atividade acaricida de soluções químicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3205Palavras-chave:
Teste em seringa, In vitro, Rhipicephalus (Boophilus) microplus.Resumo
O objetivo deste trabalho foi comparar a técnica de imersão de larvas em seringas proposta originalmente por Souza et al. (2008), com duas modificações propostas por Silva et al. (2011) e Sindhu et al. (2012). Larvas de Rhipicephalus (Boophilus) microplus foram expostas a nove diluições de acaricida comercial. Após 24 horas, contabilizou-se o número de larvas mortas. A CL50 nos três métodos foi de 0,186%, 0,125% e 0,153%, respectivamente. Houve maior mortalidade de larvas no método de Silva et al. (2011), nas menores concentrações, quando comparado aos demais métodos, provavelmente devido ao maior tempo de exposição das larvas ao composto químico. Entretanto, as modificações propostas por Sindhu et al. (2012) proporcionam maior praticidade e segurança na execução da técnica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.