Qualidade dos ingredientes lipídicos para rações de suínos: efeitos no desempenho, características de carcaça e carne e diâmetro dos adipócitos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p2209Palavras-chave:
Composição química, Marmoreio, Nutrição de suínos, Óleo residual de fritura.Resumo
Objetivou-se avaliar a viabilidade de uso de quatro produtos lipídicos (óleo refinado de soja, OR; óleo degomado de soja, OD; banha suína, BS; e óleo residual de fritura, OF) como ingredientes para rações de suínos em fase de terminação. Os produtos foram previamente avaliados quanto à presença de impurezas insolúveis, índice de peróxido, acidez total, contaminantes do grupo das dioxinas, bifenilpoliclorados e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Foram utilizados 80 animais, 40 machos castrados e 40 fêmeas, com 110 dias de idade e peso médio inicial de 59,01 ± 5,09 kg, durante 32 dias, submetidos a quatro tratamentos, representados por rações contendo OR, OD, BS e OF, sobre o desempenho zootécnico, características de carcaça e carne, diâmetro dos adipócitos e viabilidade econômica. Os produtos não apresentaram nenhum resultado de degradação ou presença de contaminantes dentro de níveis de restrição de uso. Não houve diferença para o desempenho, características de carcaça e carne e diâmetro dos adipócitos entre os tratamentos. Animais tratados com rações com OF apresentarem pior área de lombo e marmoreio (P < 0,07). As matérias primas lipídicas mostram-se viáveis para uso como ingredientes nas rações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.