Desempenho e saúde intestinal de leitões recém-desmamados suplementados com nucleotídeos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p2181Palavras-chave:
Aditivos alimentares, Diarréia, Histologia, Melhorador de desempenho, Microbiota, Suínos.Resumo
Benefícios ao desempenho zotécnico, histologia intestinal e menor incidencia de diarreia têm sido observados em suínos suplementados com nucleotídeos como alternativa aos antibióticos melhores de desempenho. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de níveis de nucleotídeos sobre o desempenho, ocorrência de diarreia, peso relativo de órgãos, histologia e microbiota intestinal de leitões recém-desmamados. Cento e sessenta leitões desmamados aos 21 dias (6,43 ± 0,71 kg) foram distribuídos em blocos casualizados com cinco tratamentos, oito repetições por tratamento e quatro animais por baia (unidade experimental). Os tratamentos foram dieta basal com 120 ppm de cloro-hidroxiquinolina (antimicrobiano) e dieta basal com 0 (controle), 100, 150 ou 200 ppm de nucleotídeos. O ganho diário de peso, o consumo diário de ração, a eficiência alimentar e a ocorrência de diarreia foram calculadas nos períodos de 1 a 14, 14 a 34 e 1 a 34 dias de experimentação. Um dia após o final do período experimental, um animal de cada baia foi abatido para avaliar o peso relativo dos órgãos, a histologia e a microbiota intestinal. No período de 1-14 e 14-34 dias, o desempenho dos animais não foi afetado pelos tratamentos. No período total (1-34 dias), com o aumento dos níveis de nucleotídeos na dieta, houve melhora no peso final e no ganho diário de peso. Salmonella spp. foi detectada apenas no tratamento controle, sem afetar os demais micro-organismos. Leitões alimentados com o antimicrobiano apresentaram menor ocorrência de diarreia de 1-14 dias, comparados aos animais suplementados com nucleotídeos. Embora aumente a ocorrência de diarreia no primeiros 14 dias, a inclusão de até 200 ppm de nucleotídeos aumenta o peso final e o ganho diário de peso dos leitões aos 34 dias pós-desmame. Nucleotídeos e antibiótico não mostram efeitos no peso dos órgãos e na histologia intestinal de leitões na fase de creche, entretanto, podem diminuir a população de Salmonella spp. no intestino delgado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.