Estudo clínico e histológico da mucosa oral autógena na ceratoplastia lamelar experimental

Autores

  • Adilson Donizeti Damasceno Universidade Federal de Goiás
  • Nilo Sérgio Troncoso Chaves Universidade Federal de Goiás
  • Ingrid Bueno Athayde
  • Vinícius Rivera Cardoso Prado

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n2p117

Palavras-chave:

Cão, Cirurgia ocular, Ceratoplastia lamelar, Córnea, Enxerto, Mucosa bucal.

Resumo

Oito cães sem raça definida, machos, com peso corpóreo médio de 12,4 kg, foram submetidos a procedimentos cirúrgicos de retirada de fragmento da mucosa oral com auxílio de trépano de 5 mm com posterior aplicação sobre lesão corneana de 4,5 mm de diâmetro, produzida em um dos olhos, aplicando-se sutura simples interrompida com fio de náilon 9-0. Os animais foram divididos em 4 grupos compostos por 2 animais, para estudo histológico aos 15, 30, 45, 60 dias de pós-operatório. Simultaneamente, realizou-se estudo clínico nos períodos de 0-2 dias, 3-7 dias, 8-15 dias, 16-30 dias e 31-60 dias de pós-operatório. Blefarospasmo e quemose foram mais intensos nos períodos iniciais e opacidade corneana e vascularização (da córnea e enxerto) nos períodos intermediários, ambos com tendência de regressão nos períodos tardios. A secreção predominante foi seromucosa, sendo mais incidente nas fases iniciais e intermediárias com ausência nos tardios. Clinicamente, a integração do enxerto foi verificada no 15º dia. O estudo microscópico revelou para os períodos iniciais e intermediários intensa fibroplasia e deposição de fibras colágenas em arranjo desorganizado e vascularização do enxerto de intensa a leve entre 15º e 30º dia. Infiltrado polimorfonuclear foi observado no 15º dia, em grau discreto. Infiltrado linfoplasmocitário foi predominantemente, em grau discreto a moderado, entre o 30º e 60º dia. No 60º dia, observou-se epitelização compacta com projeções para o estroma, presença moderada de fibrócitos, colágeno em disposição mais organizada e vascularização discreta a ausente. Diante dos resultados admite-se a técnica de ceratoplastia com o emprego da mucosa bucal como opção eficiente para fins tectônicos e reconstrutivos em cães.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adilson Donizeti Damasceno, Universidade Federal de Goiás

Médico Veterinário, Mestre, Professor Assistente do Setor de Clínica Médica Animal do Departamento de Medicina Veterinária da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás – Campus Samambaia – Goiânia-GO - Fone/Fax: (62) 521-1597.

Nilo Sérgio Troncoso Chaves, Universidade Federal de Goiás

Médico Veterinário, Doutor, Professor Titular de Clínica Médica Animal – DMV/EV/UFG.

Ingrid Bueno Athayde

Médica Veterinária, Mestre, Autônoma – Goiânia-GO.

Vinícius Rivera Cardoso Prado

Médico Veterinário Autônomo – Anápolis-GO.

Downloads

Publicado

2004-05-19

Como Citar

Damasceno, A. D., Chaves, N. S. T., Athayde, I. B., & Prado, V. R. C. (2004). Estudo clínico e histológico da mucosa oral autógena na ceratoplastia lamelar experimental. Semina: Ciências Agrárias, 25(2), 117–124. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n2p117

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)