Desenvolvimento vegetativo de plantas de Dendrobium nobile Lindl. fertirrigadas com diferentes concentrações da solução nutritiva de sarruge
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n1p13Palavras-chave:
Orchidaceae, Solução nutritiva, Desenvolvimento vegetativo.Resumo
A orquídea Dendrobium nobile é natural da parte baixa do Himalaia e regiões serranas do Sri Lanka, estando adaptada às condições brasileiras. O objetivo do experimento foi avaliar o crescimento vegetativo de plantas de Dendrobium nobile fertirrigadas com diferentes concentrações de solução de Sarruge. As plantas foram cultivadas em estufa com 50% de luminosidade, em vasos plásticos pretos, tendo como substrato xaxim desfibrado. Estas foram fertirrigadas uma vez por semana e irrigadas duas vezes por semana. Os tratamentos utilizados foram: T1) Testemunha; 2) Torta de mamona + farinha de osso 2:1; T3) Sarruge 100%; T4) Sarruge 25%; T5) Sarruge 50%; T6) Sarruge 75%; T7) Sarruge 125%; T8) Sarruge 150%. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com 10 repetições por tratamento. Foram avaliados o crescimento vegetativo e o número de brotos após 7 meses do início do experimento. O melhor resultado foi observado no tratamento em que se utilizou solução de Sarruge 75%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.