Ocorrência de anticorpos anti-Leishmania spp. em cães domiciliados da região de Toledo, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p3087Palavras-chave:
Reação sorológica, Leishmaniose, População canina, Toledo-PR.Resumo
As leishmanioses são doenças causadas pelo protozoário Leishmania e acometem vários hospedeiros vertebrados, incluindo humanos e cães. Cães representam o reservatório doméstico mais importante da leishmaniose. O objetivo do presente trabalho foi detectar a presença de anticorpos contra Leishmania spp. em cães atendidos na rotina de animais de companhia do Hospital Veterinário desta instituição de ensino. Amostras de sangue de 175 animais foram obtidas por venopunção jugular ou cefálica com posterior obtenção dos soros. Estas amostras foram submetidas à reação de imunofluorescência indireta para detecção de anticorpos da classe IgG anti-Leishmania. A reação sorológica dos 175 soros realizados revelou quatro (2,28%) animais reagentes com título 40. Estes dados revelam a presença de espécies de Leishmania spp. circulando na região, sugerindo o papel de cães como reservatórios para leishmaniose cutânea americana. Esta é a primeira descrição da circulação de anticorpos contra Leishmania spp. na região Oeste do Paraná.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.